sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Microsoft apresenta tecnologia de tradução instantânea


Método foi mostrado na China pelo chefe de pesquisas da empresa
09 de Novembro de 2012 | 18:00h


Microsoft
A Microsoft já sabe como fazer tradução instantânea, em voz e texto, e consegue os resultados no tom de quem está falando. A tecnologia foi mostrada pelo chefe da Microsoft Research, Rick Rashid, em 25 de outubro, quando ele participava de um evento na China. Ontem, 8, a companhia postou um vídeo da apresentação e uma explicação sobre o que desenvolveu.

O software ouve a fala, analisa e traduz, também em voz, o que foi dito. Na demonstração, Rashid falou em inglês e o público pôde ouvir as palavras em chinês; o pesquisador disse que para isso foram usadas vozes nativas, mas o software consegue modificar o som para que ele fique parecido com a voz do interlocutor.

O método exige um bocado de trabalho, já que foi preciso gravar horas de fala do chinês e mais cerca de uma hora de Rashid - para que o programa aprendesse as características do executivo.

A taxa de erro é de uma palavra equivocada a cada 7 ou 8, sendo que métodos anteriores apresentavam entre 4 e 5. A Microsoft não informou quando pretende transformar o recurso em produto.

Veja como funciona:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário