segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Hackers brasileiros aumentam ataque a internautas portugueses

Os cibercriminosos brasileiros não se contentam mais em agir no território nacional. Um alerta emitido pela Kaspersky Lab, laboratório da fabricante de softwares de segurança, informa sobre o aumento de malware produzido por brasileiros que circula em Portugal. O principal alvo são os clientes bancários.

Kaspersky (Foto: Reprodução)


De acordo com a empresa, cerca de 30% dos portugueses são adeptos do chamado Internet banking, uso da internet para realizar operações bancárias. São 2,2 milhões de alvos em potencial para os hackers brasileiros que, desde janeiro, ampliam os ataques a esses usuários.
A Kaspersky usa o codinome 'Trojan.Win32.Cossta' para identificar ameaças virtuais criadas por brasileiros e que circulam majoritariamente em outros países. Também tem a variação do cavalo de troia 'Trojan.Win32.Cossta.raf', cujo crescimento em número de usuários infectados vem crescendo a partir de 6 de janeiro. Até mesmo internautas de Angola sofrem com as ameaças criadas pelos brasileiros.
Engenharia social é a principal forma de tentar os ataques. Mensagens falsas atribuídas a bancos pedem que os usuários informem suas credenciais bancárias, como conta e senha. A partir daí o cibercriminoso tem acesso aos dados e pode usa-los para realizar movimentações.
Os hackers brasileiros também usam mensagens falsas da Polícia de Segurança Pública informando sobre um suposto procedimento de investigação – que não existe. Ao clicar no link presente na mensagem o usuário baixa um arquivo que fica pronto para roubar dados relacionados a quatro grandes bancos portugueses.
Para essas situações a recomendação é que o usuário sempre desconfie de mensagens que ele recebeu sem solicitar o envio. Na dúvida não clique na mensagem, muito menos nos links dentro dela.


Fonte: 
Thássius Veloso - Do Tecnoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário