quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Intel está desenvolvendo chips multi-core, para carros inteligentes



Mais uma tecnologia de filmes de ficção científica parece estar próxima de virar realidade. A INTEL está com um projeto de tornar carros auto dirigíveis através da inteligência artificial de aplicativos que podem ser atualizados pela web. Assim afirma o site internacional da Computerworld, que acrescenta as informações a seguir.

INTEL logo

Michael Konow, engenheiro da Intel, explica que busca-se tornar os carros mais seguros para as pessoas, de forma que um dia possa existir uma garantia de 100% de que acidentes não ocorrerão; mas isso exigirá muito mais performance dos computadores: "O quanto mais? Não sabemos ainda", afirma. 

Enno Luebbers, cientista da Intel na Europa, acrescenta que "no passado, acrescentar uma função a um carro exigia a adição de um chip single-core "(um único núcleo). "No futuro, você pode ter mais de 100 single-core em um único carro". O que Luebbers afirma, baseia-se na evolução dos chips fabricados pela Intel, que tendem a ter cada vez mais núcleos em um único chip: 4, 8, 12 e quantos mais forem possíveis, segundo o próprio cientista. 

Intel-based smart car system
Michael Konow, engenheiro da Intel

A novidade, assim o como muitas outras tecnologias com inteligência artificial, pode criar polêmicas. Imaginemos, por exemplo, quem se responsabilizaria por possíveis acidentes envolvendo carros dirigidos por robôs? A fabricante? E se os aplicativos conectados a web forem infectados por ataques externos? Luebbers afirma que a Intel já se prepara para este risco, investindo na segurança dos aplicativos. 

Por outro lado, se nos permitirmos ser um pouco otimistas, o projeto pode ser interpretado como uma saída para redução dos acidentes causados por automóveis, em todo o mundo. É esperar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário