sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ARGUS: a câmera com a maior resolução do mundo

Com a resolução de 1,8 gigapixel, uma supercâmera militar foi criada para ser usada em missões de espionagem em tempo real, e aponta para as novas tendências do mercado da fotografia digital.


A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), uma agência do Ministério da Defesa dos Estados Unidos, desenvolveu um sistema autônomo de vigilância em alta resolução e em tempo real chamado ARGUS-IS.
A soma das imagens produzidas pelas câmeras do ARGUS (Foto: Reprodução / PetaPixel)


O projeto todo custou U$18,5 milhões e demorou 30 meses para ficar pronto. Mas a maior novidade é sua supercâmera, que ainda não foi exibida para os civis, e possui a altíssima resolução de 1,8 gigapixel, produzindo em torno de 1 exabyte (1 milhão de terabytes) em imagens por dia.

Em uma aeronave há 6 quilômetros de altitude, o ARGUS pode cobrir uma área de até 40 km2, podendo suas câmeras distinguir objetos com o tamanho de até 9 cm2. Com essa capacidade absurda de ampliação, o sistema consegue identificar nitidamente elementos móveis, melhorando a precisão em missões de reconhecimento ou de ataque a zonas hostis.

Como grande parte das tecnologias atuais é produto direto de experimentos e equipamentos que antes foram de uso exclusivo dos militares, é possível prever um forte aquecimento do mercado da fotografia, quando essa tecnologia for disponibilizada aos civis.

Confira o vídeo do projeto abaixo: 
(habilite a legenda para português no YouTube)


Nenhum comentário:

Postar um comentário