quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tegra 3 será o cérebro do veículo lunar do desafio Google Lunar X-Prize

A NVIDIA informou à imprensa que a sua solução SoC baseado na arquitetura ARM, o Tegra 3, foi escolhido pela equipe de desenvolvimento do Google Lunar X-Prize, para ser o “cérebro” responsável para comandar os veículos lunares.
Para quem ainda não sabe, o Google Lunar X-Prize é uma competição que pagará US$ 30 milhões aos cientistas e engenheiros que apresentarem a melhor solução para o lançamento de um foguete para o espaço, que colocará uma tripulação humana em um veículo orbital em torno do planeta Terra e, em seguida, lançará um veículo lunar, que fará uma expedição pelo solo da Lua. O lançamento está marcado para dezembro de 2012. 

(Projeção do Tesla Rover)
A iniciativa conta com o apoio técnico-operacional da Synergy Moon, em colaboração com Martin Peniak, cientista que trabalhou em conjunto com a Agência Espacial Européia (ESA) no simulador do veículo que foi a Marte.  Com base na sua experiência com a ESA, Peniak escolheu a tecnologia NVIDIA CUDA, como base para o seu trabalho.
Sua idéia é usar mais de um sistema Tegra para fazer um veículo com autonomia de movimento. Os dispositivos foram chamados por Peniak de Tesla Lunar Rover e Tesla Surveyor.
De acordo com a Synergy Moon, o Tesla Surveyor é um veículo esférico, concebido como um meio de excursão virtual. Para tanto, será equipado com duas câmeras gêmeas de alta definição que proporcionará uma visão estereoscópica, que proporcionará aos telespectadores, uma viagem através da superfície da lua.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário