As primeiras suspeitas de que se tratava de um problema na Embratel surgiram na lista de discussão [caiu] por volta das 9 da manhã. Alguns membros na lista afirmaram que certos links estavam com queda de até 40% no tráfego de dados, além de dizer também que o acesso a sites de fora também estavam ocorrendo de forma extremamente lenta.
Usuários da NET Virtua, Velox e outras operadoras que utilizam a infraestrutura da Embratel para rotas do exterior ficaram com o acesso debilitado a sites de fora durante todo o dia de hoje.
Tentamos contato com a assessoria de imprensa da Embratel buscando mais informações sobre essa possível pane e atualizaremos esse texto assim que conseguirmos uma resposta.
Atualização às 06:43, dia 29/11 | O tráfego parece estar normalizado agora e o problema parecia estar mesmo no servidor mianap.embratel.net.br, mostrado na imagem acima e com o maior tempo de resposta. Agora um novo tracert mostra que o tráfego passa por outro, no endereço nyk.embratel.net.br. Até o momento a Embratel não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Atualização às 09:36, dia 29/11 | A assessoria de imprensa da Embratel nos enviou uma resposta com a posição da empresa sobre o ocorrido, reproduzida abaixo na íntegra, grifo meu.
Na tarde de ontem (28.11) detectamos uma ruptura na região de Fortaleza em um de nossos cabos submarinos, responsável por agilizar o acesso de nossos servidores a sites americanos. Ainda não sabemos a causa dessa ocorrência, mas nossos técnicos agiram prontamente e adotaram medidas corretivas para possibilitar a contingência de nossos serviços. Com isso, os clientes Virtua não tiveram interrupção em seus serviços e apenas parte dos usuários (cerca de 20 porcento) estão notando que o acesso à Internet está um pouco mais lento que o normal. Os reparos finais estão em fase de implementação e os serviços serão totalmente normalizados no dia de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário